Antes de dar prosseguimento a leitura deste aritgo, gostaria que você penssase sobre você como líder. O que lhe motiva a todos os dias estar trabalhando com pessoas? O quanto da sua história de vida, como aprendizado durante a infância, experiência com mentores, lições extraídas com professores, entre outros momentos, inspiram você? Pense nestes momentos agora.

O que você conseguiu extrair dos seus pensamentos?

Trazemos conosco uma bagagem com vários aprendizados e que enriquecem em muito o nosso desenvolvimento na liderança. Não é somente as vivências em treinamentos que nos geram a possibilidade de sermos melhores líderes. É aquilo que temos em nossa alma. Em latim, a palavra alma deriva do termo animu, que significa “o que anima”. No hebraico, alma deriva do termo nephesh, que significa “vida ou criatura”. Se você puder escolher uma palavra que defina a sua vida, que palavra é esta? Se você puder escolher uma palavra que defina como você se vê como pessoa, que palavra é esta? Se você olhar para dentro de si novamente e perceber o que lhe anima, que palavra define esta percepção?

Temos muito mais a construir uma forte liderança com a nossa riqueza de vida. Trace uma linha numa folha em branco. No extremo esquerdo da folha faça uma marca, um ponto ou pequeno traço, de forma que isto simbolize o ano do seu nascimento. No outro extremo, faça o mesmo tipo de marcação e coloque a data de hoje. Que outras marcas entre este intervalo você pode apontar, de forma que definam os momentos mais significativos para você? Esta é a sua linha do tempo. Perceba as experiências que lhe ajudaram a ser o líder que você é hoje. Estes são os seus pontos de conexão. Estes podem ter sido momentos com a família, com amigos, no trabalho, na escola, em treinamentos. O quanto eles lhe motivam a ser quem você é hoje?

Durante treinamentos para desenvolvimento de líderes, costumo afirmar sobre a importância da nossa bagagem de vida. Algumas vezes percebemos que estamos travados em determinadas situações. O que te impede de avançar nestes momentos? Talvez algum sentimento de rejeição, uma limitação impostas pelos seus pais, a falta de atenção, ou até mesmo a falta de amor e dedicação. Trazemos conosco experiências que nos fizeram estabelecer as nossas regras de vida. Estas regras nos possibilitam ou nos limitam de sermos melhores líderes.

Seja como tenha sido a sua vida, repleta de experiências possibilitadoras ou limitantes, você é um líder capaz de dar um novo significado a toda a sua linha do tempo e promover a grande mudança: a sua liderança. A fonte de inspiração para uma liderança que instiga e promove a mudança nos seus liderados é a sua alma. Seja a mudança no mundo!