Atualmente vivemos dias de grandes desafios, seja uma empresa por enfrentar tempos de crise buscando a sustentabilidade e se manter no mercado de forma competitiva, seja uma pessoa na busca de seus resultados (carreira, estabilidade e sonhos). Talvez a pergunta que surja é como superar os desafios e continuar firme? A resposta para esta pergunta está primeiramente em separá-la em duas partes e não iniciando com o “como”, e sim com o “o que”. O que fazer para superar os desafios? O que fazer para continuar firme? Perceba que ao mudar a maneira como perguntamos, trazemos como respostas pressupostos positivos e diante disto conseguimos extrair, seja de uma empresa ou pessoa, as infinitas possibilidades de superação e firmeza. O coaching é um processo que ajuda na exploração da potencialização dos recursos, sejam estes psicológicos, materiais ou humanos.

Quando se trata de uma empresa, na ideia de fazer mais com menos, por exemplo, é preciso uma percepção da conjuntura atual e reavaliar a visão que a mesma tem e o tempo em que ela é desejada. Podemos ter como ponto de partida um levantamento das metas desejadas para os próximos anos e com isto elencar os recursos existentes. O que ajuda na superação dos desafios? Seja uma análise SWOT ou outra ferramenta que nos ajude a perceber estes recursos, o importante é identificar as pessoas, os materiais e/ou as oportunidades de mercado potenciais que permitem alavancar os resultados. Mapear os recursos existentes é um olhar para dentro reconhecendo o que a organização tem e deseja manter, bem como também identificar possíveis gargalhos ou ações e recursos que não ajudam a alcançar a visão estabelecida. É como tirar da bagagem o peso desnecessário, tornando a jornada mais confortável. Neste aspecto, o coaching executivo pode ajudar na potencialização dos seus líderes, de maneira que este possa perceber se, por exemplo, as suas atividades correspondem com a função de acordo com seu nível no pipeline da liderança. Além disso, o coaching pode ajudar na exploração das suas forças permitindo uma melhoria do seu desempenho. Ao se desenvolver um programa de coaching para líderes, com a utilização de ferramentas de autoconhecimento, o líder (executivo, diretor, gestor, supervisor) poderá alinhar o seu potencial para com as necessidades da organização, estimulando a sua equipe, por exemplo, fazendo-a caminhar em direção aos resultados desejados.

Certo de que uma empresa existe em função da lucratividade, melhor dizermos da sustentabilidade, tendo em vista da existência de empresa sem fins lucrativos, o coaching pode ser conciliado com ferramentas de gestão. Temos como exemplo o Balanced Scorecard, desenvolvida pelos professores da Harvard School Robert Kaplan e David Norton. Ao fazermos uso desta metodologia, percebemos que a sustentabilidade não é a base para o fim, e sim o fim, aquilo que se espera. A base nesta metodologia é focar no aprendizado, no desenvolvimento das pessoas, na estruturação da organização, ações que promovam o crescimento. Com isto, é possível a criação de suporte para o desenvolvimento dos processos internos, que bem desenhados e executados geram valor ao cliente. Ao satisfazer a necessidade do cliente e da sociedade (stakeholders), podemos então perceber o nível de sustentabilidade alcançado. O coaching ajuda a perceber que as respostas para superar os desafios e continuar firme estão dentro da organização.

Quando se trata de pessoas, a essência do coaching é a mesma. O olhar é para dentro. Vivemos com dilemas que podemos julgar como insolucionáveis. Quem foi que lhe disto isto? Você acredita nisto e isto tem lhe limitado e impossibilitado a se surpreender. Quando olhamos para o problema perdemos o foco da solução e a nossa vida chega a ser o mesmo de sempre. Conecte-se com os pontos mais importantes da sua vida e perceba quais os aprendizados que lhe fortalecem (leia também A alma do líder). Para alcançar os resultados futuros é preciso perceber aquilo que lhe trouxe até aqui, contudo o que lhe trouxe até aqui não é o que lhe levará adiante. O que fazer para continuar firme? Conecte seus pontos fortes e estabeleça onde você deseja chegar. Quer resultados diferentes? Faça coisas diferentes. Você perceberá que muitas delas serão coisas simples e não complexas. Dê um novo significado aos desafios e perceba as infinitas possibilidades de ser quem você realmente deseja. O coaching lhe ajudará a se conhecer melhor, tanto em questões de personalidade quanto nas suas forças. O que é comum eu ouvir de pessoas que passam pelo processo de coaching é “não imaginava que poderia tanto com tão pouco”. Faltava autoconhecimento, uma olhar para dentro de si.

Seja uma empresa ou uma pessoa, o coaching é um processo que ajuda a aumentar o nível de resultados e melhorar a performance, por meio do uso de ferramentas, técnicas e metodologias, numa parceria entre cliente (coachee) e o profissional habilitado (coach).

Você me pergunta: como superar os desafios e continuar firme? Eu lhe retribuo: onde você desejar estar em 5 anos?


Posts Relacionados

Administração

Como aproveitar ao máximo o seu trabalho – Parte 1

O que é trabalho para você? Antes de pensarmos numa definição geral para o que é trabalho, gostaria de trazer uma reflexão nada comum sobre o tema. Acredito que a maioria das pessoas conhecem a Leia mais…

Administração

A importância das crenças nas organizações

Como você percebe a cultura da sua organização? O que o comportamento das pessoas influencia nas atividades? Quais são os valores que permeiam essa cultura? O que pode ser observado por meio da missão, visão Leia mais…